segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Jovem com 260 kg responde bem a tratamento, diz hospital em Salvador

Rapaz de 23 anos é medicado contra uma infecção respiratória.
Paciente vai tratar a obesidade no Hospital Roberto Santos.


jovem obeso levado a Salvador (Foto: Lílian Marques/G1)Francisco na chegada ao Hospital Roberto Santos.
(Foto: Lílian Marques/G1)
O jovem baiano de 23 anos, que pesa mais de 260 quilos, responde bem ao tratamento ao qual vem sendo submetido no Hospital Roberto Santos, em Salvador, segundo informou nesta segunda-feira (26) a assessoria da unidade de saúde.
De acordo com o hospital, Francisco Araújo Júnior trata uma infecção respiratória e a máscara de oxigênio que ele utilizava passou a ser colocada apenas quando ele vai dormir. Nesta segunda-feira, o paciente deve receber a última dosagem de antibióticos.
Síndrome
Um boletim médico divulgado pelo hospital aponta que o jovem, que sofre de obesidade, é portador da síndrome Prader-Willi. A doença é genética e acarreta baixa estatura, fraqueza muscular, baixo quociente de inteligência (QI) e apetite excessivo, o que provoca a obesidade, segundo o hospital.
Francisco Araújo também está com a perna direita quebrada. Ele irá passar por um tratamento contra obesidade. Na sexta-feira (23), ele foi avaliado por um médico endocrinologista, que irá decidir como serão as próximas etapas para recuperação do jovem, informou o hospital.
Transferência
O paciente chegou no Hospital Roberto Santos no início da tarde de quinta-feira (22), após ser transferido do Hospital Regional de Serrinha, no interior da Bahia. Para deixar a unidade em Serrinha, foi preciso a ajuda de 12 pessoas para colocá-lo em uma UTI móvel disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ao chegar no hospital da capital baiana, cerca de 15 maqueiros da unidade fizeram a retirada do paciente da ambulância.
A possibilidade de transferir o jovem de helicóptero foi levantada, porém cancelada por conta do peso dele.
Muito emocionada na chegada a Salvador, a mãe do jovem, Maria Aurizete, disse que agora tem esperança que o sofrimento do filho acabe. "No meu interior não tinha como [fazer o tratamento]. Minha esperança é ele não continuar sofrendo até chegar a óbito", afirmou.
O caso
Francisco Júnior estava internado no Hospital Regional de Serrinha desde o dia 11 de novembro. Ele sofre com a obesidade desde a infância, mas segundo a família, nos últimos anos a situação piorou.
Como o hospital não dispõe de uma balança adequada, não se sabe exatamente o peso de Francisco, mas os médicos estimam que ele tenha mais de 260 quilos. A estimativa é baseada na última pesagem do jovem durante o tratamento feito em um hospital de Salvador.